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DESENVOLVIMENTO MOTOR E ESTIMULAÇÃO

Como você está estimulando seu bebê?

O movimento está presente em todos os momentos de nossas vidas, desde antes do nascimento.

O desenvolvimento neuropsicomotor do bebê se inicia na fase intrauterina e continua com a maturação do sistema nervoso, mas depende também de fatores genéticos, psicológicos, e ambientais. Ou seja, os estímulos que o bebê recebe do ambiente serão responsáveis por suas experiências sensoriais, e consequentemente irão refletir sobre seu desempenho neuropsicomotor.

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Cada criança apresenta seu ritmo e suas individualidades dentro de seu desenvolvimento, uma nunca é igual à outra!

Uma criança bem estimulada, que apresente um desenvolvimento motor adequado, não só terá mais sucesso nas suas aquisições motoras imediatas, mas também em sua vida futura, pois um bom desenvolvimento motor repercute nos aspectos intelectuais, sociais e culturais da criança.

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Atualmente as experiências motoras e cognitivas que as crianças vivenciam são bem diferentes das vividas no passado, devido principalmente ao grande avanço tecnológico. Isso fica bastante claro quando pensamos em uma criança com oito ou dez anos, que antigamente estaria brincando com seus amigos de futebol ou queimada, e hoje acaba passando muitas horas de seu dia em frente à televisão, ou brincando com um tablet ou videogame...

Mas, e os bebês? Será que a forma como os estimulamos pode influenciar seu desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância? E em relação à sua vida adulta, será possível existir alguma influência?

A resposta é sim. Quando o bebê nasce, seu cérebro não está completamente formado.

O processo de formação e maturação cerebral é complexo e ocorre até a fase adulta, sofrendo modificações por toda a vida. O primeiro ano de vida do bebê constitui uma fase de grande maturação e organização cerebral e, portanto, um período muito rico para o aprendizado e para as aquisições motoras. Esse processo de maturação e formação de novas conexões nervosas (sinapses) se estende de maneira bastante intensa até próximo dos quatro anos de idade, e depois continua, de maneira não tão intensa.  Assim sendo, podemos considerar que o período que vai do nascimento do bebê até aproximadamente os quatro anos, ao qual chamamos de janela maturacional, é extremamente favorável a todos os tipos de estimulação sensorial e motora, e será determinante nas funções motoras, psicológicas e cognitivas da criança.

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