SERVIÇOS
FISIOTERAPIA MOTORA
A fisioterapia motora é indicada no tratamento de disfunções posturais e ortopédicas, tais como torcicolo congênito, pé torto congênito, plagiocefia, entre outras situações posturais ou ortopédicas que impactam no desenvolvimento motor do bebê.
A fisioterapia neurofuncional pediátrica, ou fisioterapia neuromotora consiste em técnicas de estimulação dos diferentes sistemas sensoriais a fim de provocar respostas motoras adequadas, que através dos processos de aprendizagem cerebral e neuroplasticidade, formam a base do desenvolvimento motor típico do bebê.
Diversas situações implicam em potenciais riscos no curso do desenvolvimento neuropsicomotor típico, dentre elas:
-
Prematuridade – por si só já consiste em um fator de risco para o atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, porém ainda podem existir outros fatores associados, tais como baixo peso de nascimento, hemorragias intracranianas, convulsões e tempo prolongado de hospitalização.
-
Encefalopatia crônica não progressiva da infância (paralisia cerebral) – decorrente da prematuridade, asfixia perinatal, crises convulsivas, infecções congênitas ou neonatais, icterícia não resolvida, traumatismo crânio-encefálico, entre outros.
-
Síndromes genéticas – dentre as quais a mais frequente é a síndrome de Down, porém existe uma infinidade de desordens genéticas capazes de comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor.
-
Mielomeningocele – o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor pode ser leve, moderado ou importante, dependendo da altura da lesão.